Hoje é Dia de Quali

Quinta-feira passada (27/Março/2015) concluí mais uma etapa do meu mestrado, realizei meu Exame de Qualificação e fui aprovado!😀 Para quem não conhece, de acordo com o Regulamento do Programa de Pós-Graduação Ciências da Computação e Matemática Computacional – PPgCCMC, um Exame de Qualificação de Mestrado consiste na defesa de uma monografia perante uma banca examinadora composta por professores doutores que avaliam o trabalho apresentado e fornecem um parecer de aprovação ou reprovação do aluno. Esse exame tem o objetivo de avaliar o potencial do aluno no tema da sua dissertação de mestrado e o seu projeto de dissertação. É também “A oportunidade” para melhor definir os objetivos e o projeto de dissertação de mestrado. Com relação a minha dissertação, o título dela é Geração de Teste a Partir de Modelos para a Validação de Controles de Acesso (segue abaixo uma foto da capa dela). Nesse trabalho irei discutir sobre Teste Baseado em Modelos de sistemas de Controle de Acesso Baseado em Papel (RBAC). Mais especificamente, realizarei um estudo experimental comparando diferentes algorítmos de geração de testes para sistemas de controle de acesso RBAC. Na revisão de literatura que fiz, pude identificar lacunas de pesquisa bem interessantes e estou ansioso com os resultados dessa pesquisa. photo0062 Na minha banca tive a participação do professor Masiero (ICMC-USP) e da professora Eliane Martins (Unicamp), além do meu orientador Adenilso Simão (ICMC-USP). A banca fez considerações muito boas sobre o meu trabalho e achou o trabalho bastante pertinente. Segue abaixo uma foto minha ao lado do professor Adenilso e do professor Masiero (da esq. para dir.) após o parecer de “Aprovado”. A professora Eliane participou da banca por meio de video conferência e por isso não aparece na foto.) BancaQualiDamasceno Bem, assim como dizem, agora é que vai começar o mestrado de verdade! Irei começar a colocar em prática o que planejei na minha monografia. Estou bastante empolgado com o projeto e espero gerar bons artigos a partir dele!

2 thoughts on “Hoje é Dia de Quali

  1. Parabéns, Diego!

    Uma boa qualificação é um excelente sinal de um bom final. Só não vai deixar as considerações da banca pra depois, aproveita que as sugestões estão frescas na memória e já implementa no texto e numa apresentação com a proposta modificada.

    Abraços, boa sorte e parabéns!

    Fábio Lobato

    1. Certamente, Fábio.
      Já comecei a fazer os ajustes.
      No geral, as críticas deles foram mais voltadas a vícios de escrita.
      Ainda esse mês eu termino de revisar o texto.🙂

      [ ]’s
      Diego

Leave a Reply

