Meu Segundo Semestre no ICMC-USP

Com um pouco de atraso, mas estou de volta para falar sobre o meu segundo semestre de mestrado no ICMC-USP.

 

Durante o 2⁰ semestre tive uma quantidade reduzida de disciplinas. Isso ocorreu pois eu já havia obtido mais de 50% dos créditos ainda durante o 1⁰ semestre. Cursei apenas três disciplinas:

  1. Metodologia de Pesquisa Científica em Computação;
  2. Validação e Teste de Software; e
  3. Reúso de Software.

Inicialmente, meu plano era de cursar, ao invés de Reúso de Software, a disciplina de Especificação Formal de Software. Entretanto, devido o pequeno número alunos inscritos, não foi formada turma. Em consequência disso, acabei decidindo cursar Reúso pois eu já tinha vontade de conhecer muitos dos assuntos da ementa.

A disciplina de Validação e Teste de Software estava desde o início na minha lista de disciplinas de interesse devido ela estar voltada essencialmente para meu tópico de pesquisa (Em outra postagem irei comentar um pouco sobre ele). Durante ela, pude ter contanto com diversos conceitos de teste, tais como tipos de teste e critérios de cobertura, e termos que, apesar de semelhantes, possuem signficados diferentes e complementares  (e.g.Engano, Defeito, Erro e Falha). Também tive a oportunidade de conhecer produções dos principais autores da área entre outros artigos mais gerais, tais como o artigo Five Orders of Ignorance e o livro Introdução ao Teste de Software, ilustrado abaixo, que considero uma excelente referência introdutória para a área de teste.

9788535226348

 

Na disciplina de Reúso de Software foram discutidos diversos conceitos e estratégias voltadas para o desenvolvimento de softwares através do reuso de softwares existentes. Durante as aulas, os alunos apresentaram seminários discutindo Engenharia de Software Baseada em Componentes, Sistemas de Sistemas, Linha de Produto de Software, Orientação a Objetos e Aspectos, Padrões de Software, Arquitetura Orientada a Serviços (SOA), e Engenharia de Software Dirigida a Modelos. Artigos clásssicos relacionados as áreas citadas também foram repassados para que pudessemos conhecer suas principais referências. Nessa disciplina, também pude ter contato com os tópicos de Ontologias e Sistemas de Sistemas (do inglês, Systems of Systems – SoS) no qual confesso ter desenvolvido um certo interesse.

A disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica em Computação por sua vez foi voltada para a discussão de pequenos textos científicos e dúvidas relacionadas a escrita científica. Essa disciplina foi desenvolvida em cima de perguntas e respostas realizadas pelos alunos devido a sua duração ser menor em comparação as demais matérias.

Além das disciplinas, trabalhei em outras coisas tais como a submissão e apresentação de um artigo no SAST e na escrita da minha qualificação. Ambos esses assuntos irei discutir em postagens futuras.

No geral, acho que era isso que gostaria de compartilhar sobre o meu segundo semestre no mestrado.

 

🙂

Leave a Reply

