Grupos de Emails = Fonte de aprendizado

Um dos primeiros conselhos que me deram sobre informática, até mesmo antes de iniciar o curso de ciência da computação, foi o de sempre procurar aprender coisas novas, pois sendo a computação uma área muito dinâmica, alguns meses sem ler notícias seriam o suficiente para deixar qualquer estudante/profissional defasado e na era do disquete da pedra.E como todo fuçador de internet, acabei conhecendo os grupos de emails.

Os grupos de emails são um ambiente muito bom para ficar informado. Existem grupos sobre os mais diversos temas, de distros de linux até tópicos avançados de informática, além do Computação-PA, participo de vários, dentre eles, cito o  slack-users-br e o linuxpaidegua são alguns deles. Um detalhe a ser levado em consideração e que pode dizer se você terá algum ganho em participar de um grupo, é se seus usuários são focados realmente no assunto, ou se são apenas spammers.

Assim como qualquer ambiente de discussão, os grupos possuem regras que devem ser obedecidas, se o usuário quiser ter um bom relacionamento e em casos mais extremos, continuar no grupo. Não se trata de ignorância ou “xiitismo”, mas sim de organização. Já imaginou a bagunça que seria sem isso? Não haveria foco no grupo e ele não teria porque ser denominado grupo de usuários da linguagem tal ou do Linux tal.

Uma das principais vantagens de participar de grupos de e-mails é que dificilmente você não terá a resposta para a sua dúvida, ou ao menos uma dica de como prosseguir, sem contar que em grupos grandes, sempre há alguém disponível para tirar a dúvida.

Além de todo este aprendizado agregado, outro ganho que se tem são os contatos que você cria e que muitas vezes viram boas amizades!

Abaixo seguem os links dos grupos que participo:

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s