Identi.ca – O Microblog do Mundo Opensource

As redes sociais tem ganhado muito espaço entre os usuários da www, um caso de sucesso é o twitter, dentre as outras redes, cito o identi.ca, que possui um grande público estrangeiro ligado ao mundo Open Source.

O identi.ca é um serviço de microblog que foi desenvolvido com base na statusNet, uma plataforma de desenvolvimento de microblogs feita em php. O identi.ca em comparação ao twitter, possui uma funcionalidade que cria uma maior interação entre os usuários da rede, que é a possibilidade de enviar mensagens usando, além das famosas hashtags (#textoDaTag), enviar para um grupo de usuários (!nomeDoGrupo). Por exemplo, para enviar uma notice (nome usado para denominar as mensagens enviadas) para o grupo “linux” com a hashtag “identica” envie do seguinte modo:

I’m sending it to #identica !linux group

Existem vários grupos no identi.ca, muitos deles voltados para a área de computação.

Para criar uma conta no identi.ca, existem vários modos, além do modo tradicional, criando uma conta exclusiva para ele, você pode usar sua conta do facebook, twitter e openid, para acessar usando os outros serviços, clique na aba desejada,(twitter,facebook ou openid).

Ao acessar o site identi.ca clicando em Register, você só precisará inserir seu Username, Senha, Nome Completo, Home Page, uma breve Descrição contendo até 140 caracteres e sua Localização. Outro ponto interessante é que você pode disponibilizar todo o seu conteúdo sob a Creative Commons Attribution 3.0, exceto seus dados pessoais, é claro.

Para utilizar o serviço, além do próprio site, existe um addon para o firefox que ainda está em versão beta chamado identifox ( já o uso a mais de três meses e nunca tive problemas) que é tão fácil de usar quanto o echofon, pois, foi feito com base nele. Para baixar o identifox, clique aqui.

Outra ferramenta que permite o uso do identica, é o plugin mbpurple para o pidgin, com ele você pode acessar o twitter e o identica na mesma janela de chat do pidgin.

Vejo o identica como o irc dos microblogs, pois existem muitos desenvolvedores e usuarios de software livre dispostos a ajudar e discutir sobre os mais diversos temas, além disso, sempre procuram policiar os participantes dos grupos com relação a mensagens fora do escopo do grupo, evitando assim SPAMs, por isso acredito que o identica seja uma rede social indispensável para os usuários Linux e desenvolvedores.

Se você quiser me adicionar no twitter ou identi.ca, abaixo deixo os links dos meus perfis:

Até a próxima amigos !

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s