Linux e a vida acadêmica, no que isso influencia?

Quando tive a ideia de criar esse post, pensei antes se isso era realmente uma particularidade minha ou não, então resolvi ir para o tira teima… Lancei várias threads em alguns dos grupos de linux que frequento como o slack-users-br , ubuntubrasil, ccppbrasil e o gus-pa no google groups, o linuxpaidegua do yahoo grupos e no identi.ca que é uma rede social com uma comunidade de software livre muito grande, depois 4 dias já haviam circulado pouco mais de 30 respostas que me fizeram chegar a uma conclusão já esperada… O Linux realmente influencia na vida das pessoas, e eu não era o único que achava isso! Segue abaixo a mensagem que enviei aos grupos de e-mail:

Uso Linux a pouco mais de 1,5 anos e, acredito que o fato de ter começado a usar Linux, me fez ficar muito mais motivado e curioso para aprender mais coisas sobre computação, não sei se isso é algo comum, mas, quanto a vocês, até que ponto vocês acham que o Linux influenciou na vida acadêmica e profissional de vocês para fazer com que chegassem até onde estão?



Att. Carlos Diego Nascimento Damasceno
Bacheloring in Computing Science – UFPA – Pará’s Federal University
Linux User – #481539

A cada resposta que recebia me sentia mais motivado para continuar a usar este sistema tão fantástico que é o Gnu/Linux. Grande parte das respostas eram coisas que já tinha em mente, mas o que mais me chamou atenção foram os “Testemunhos de Vida”.

Quando decidi usar o linux fiz uma pesquisa de porquê usa-lo, muitos motivos eram expostos, mas nunca encontrei algo que se assemelhasse a um depoimento de um usuário, somente argumentos que só agora vejo que são grandes motivos para se usar o sistema. Por isso venho aqui, para mostrar o quanto o Linux pode realmente mudar a sua vida de estudante de computação.

Todas as respostas tinham algo em comum, usar linux foi decisivo na vida deles, e que jamais saberia onde estariam hoje se não tivessem conhecido o pinguim. Pessoas que nasceram em fazendas no meio do nada, sem internet, com um nível de qualidade de educação bem baixo e hoje trabalham em grandes empresas, garotos que ajudavam seus pais em cálculos bobos, e que hoje são donos de empresas (com o Torvalds foi assim), são alguns dos depoimentos que recebi nas conversas no googlegroups, identi.ca e yahoo grupos.

Outro fato que chamou muita atenção, foi que muitos falaram que ao instalar o sistema, muitas vezes ele não funcionava perfeitamente, pois não detectava todos os hardwares da máquina, e isso muitas vezes era encarado como um desafio consigo mesmo, configurar aquele modem dial-up, 3g, ou placa de vídeo era uma questão de honra. Lembro que quando eu usava o (R)Windows 95 pulava de alegria ao fazer funcionar algo a mais no computador, agora vejo que aquilo era nada mais que uma peça encaixada no lugar certo, nada alem disso. Agora com o linux tenho a chance de ver como essa peça funciona, com o que ela é interligada, quais assuntos da computação estão relacionados a ela… Mesmo que não domine 100% o assunto, mas o simples fato de saber que a biblioteca mtools, cryptlib ou openCV existe, já é um aprendizado que pode levar a uma escolha de, por exemplo qual tema abordar num TCC, qual área de especialização escolher, onde e com o que quero trabalhar…

Além do código, em linhas gerais, a comunidade open source é bem organizada, afinal, será que se fosse desorganizada faria tanto sucesso? Grupos de e-mail como os do googlegroups , redes sociais como o identi.ca, fóruns como o vivaolinux.com, o próprio man do linux, e o famoso freenode são exemplos de locais que certamente haverá alguém que domine aquela ferramenta que você está sofrendo para aprender, e se não houver luz para o que você procura, pelo menos uma faísca, eu garanto, você encontrará!

Linux aguça a curiosidade, faz com que você valorize a organização, evidencia que modularizar programas ajuda no seu desenvolvimento,mostra que quem compartilha conhecimento aprende muito mais, impulsiona pessoas para o mercado de trabalho, cria um diferencial para a pessoa, expande o número de contatos, dá segurança ao usuário… vou parar por aqui pois se for pra listar tudo que o linux traz de benefícios, esse post jamais sairia.

Enfim, minha mensagem é a seguinte:

Se você quer ser um profissional de TI engessado, use software proprietário, quer aprender mais sobre computação? USE LINUX !

Links das threads do googlegroups:

http://groups.google.com/group/ccppbrasil/browse_thread/thread/7218891d5e73a786
http://groups.google.com/group/ubuntubrasil/browse_thread/thread/72098005af0ae28
http://groups.google.com/group/slack-users-br/browse_thread/thread/072098005af0ae28

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s